quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cachoeira do Cantinho – majestade das águas

***clique nas imagens para ampliar***

Em uma manhã de outubro, no auge da seca do Cerrado, fizemos a primeira visita à Cachoeira do Cantinho. Era grande a curiosidade, pois há tempos apreciávamos as belas fotos do lugar. No entanto, não existe cartão-postal que se aproxime de um real passeio de campo. E, em se tratando da queda de maior volume d'água em São João d'Aliança – portal da Chapada dos Veadeiros, o trajeto compensa desde o início.



É preciso atenção na breve viagem. Após 2km de asfalto a partir da saída da cidade, são pouco mais de 40km em estrada de chão. A qualidade da pista de terra é razoável e permite que qualquer carro faça o percurso, mas algumas pontes no caminho, além do trânsito de caminhões e outros veículos, exigem atenção extra do condutor. O segredo é não ter pressa, trafegar em baixa velocidade e observar a vista.

A paisagem do caminho revela um aspecto preocupante da realidade do Cerrado. São vastas áreas dedicadas à agropecuária. A vegetação nativa se restringe a poucas manchas. Ainda assim, é possível apreciar a beleza de alguns morros, colher cajus silvestres à margem da estrada e até mesmo se deparar com grupos de emas pastando em meio às plantações. A própria Cachoeira do Cantinho esteve ameaçada há alguns anos, quando foi projetada a instalação de uma miniusina hidrelétrica no local. Felizmente, a ideia foi abandonada, preservando esse santuário natural.

A chegada à fazenda onde está localizada a Cachoeira do Cantinho, no entanto, é uma grata surpresa. A área ainda mantém a mata preservada. As nuances do relevo atraem a atenção, apresentando belas veredas. A essa altura, a calmaria já domina o trajeto. É hora de estacionar o carro e completar o percurso em uma breve caminhada.

A trilha até a cachoeira é percorrida em menos de uma hora. O Rio Cachoeirinha nos acompanha à esquerda, em meio a paredões de rochas escuras. Em determinado ponto do caminho, descemos até o leito do rio e caminhamos entre as pedras do curso d'água em direção à cachoeira. Esse é o trecho que exige maior cuidado para evitar escorregões e quedas perigosas. Seguindo com atenção, no entanto, o desafio pode ser vencido sem maiores complicações.



À medida que nos aproximamos do objetivo, a beleza da paisagem emociona. A Cachoeira do Cantinho se apresenta colossal e exuberante. Na estação de seca, quatro fios d'água se distinguem na queda de 30 metros de altura. Na temporada de chuvas, com o rio cheio, forma-se uma grande hidromassa, que torna o local comparável a uma catarata.

O poço de coloração esverdeada é amplo e profundo – um convite natural e irresistível para boas nadadas e um banho refrescante, após o longo percurso sob calor. Aos poucos, vamos desvendando os detalhes do local, os pontos onde é possível buscar apoio e contemplar os diferentes ângulos da paisagem.

Com cuidado e apoiado de forma segura nas pedras, é possível se aproximar da cachoeira e desfrutar a chuveirada nos trechos mais suaves. Por trás da queda d'água, há uma grande abertura na rocha, onde diversos pássaros se abrigam – uma gratificante visão da natureza.

O sol banha toda a área da cachoeira de forma generosa ao longo de boa parte do dia, mas há alguns cantinhos de sombra para descansar, conversar e fazer um lanche revigorante. Próximo do fim da tarde, é hora de iniciar o percurso de volta. O sol vai caindo devagar às nossas costas durante o retorno. É um belo entardecer, que nos oferece a certeza de retornar em breve. Afinal, os prazeres da vida exigem uma nova vez.

Cachoeira do Cantinho
Características: no Rio Cachoeirinha, em fazenda localizada a cerca de 45km do centro do município de São João d’Aliança, é a queda d'água de maior volume da região. A cachoeira tem cerca de 30 metros de altura, apresentando um poço amplo e profundo de água de tonalidade esverdeada.
Contato: 062-9-9846-1082 (Zéria)

IMPORTANTE: nunca deixe lixo nas trilhas e cachoeiras que visitar. Lembre-se sempre de levar uma sacola, recolha todo o resíduo (inclusive aquele que porventura encontrar pelo caminho) e o deposite em local adequado quando retornar à cidade. Respeite a natureza!!! Lugar de lixo é na lixeira!!!
O Cerrado agradece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário