terça-feira, 1 de agosto de 2017

Cachoeira do Label - a maior do Centro-Oeste

***Clique nas imagens para ampliar***

Dos atrativos naturais do município de São João D’Aliança – portal da Chapada dos Veadeiros –, a Cachoeira do Label é certamente um ponto indispensável no roteiro e que muito agradará o visitante. Protegida pelas matas e grandiosos rochedos da Serra Geral do Paranã, lugar que ainda abriga uma vasta variedade da fauna e flora nativas do Cerrado, essa queda d’água de 187 metros de altura compõe um dos mais belos cenários do Centro-Oeste brasileiro.

Formada pelo Rio Extrema, a Cachoeira do Label é a mais alta da região central do país. O acesso se dá por 26km de carro em estrada não pavimentada. A trilha interna tem 1,8km, com médio grau de dificuldade. O nome Label vem de uma comunidade quilombola que se localizava na região do topo da cachoeira. Ainda existem vestígios da ocupação no local.



Mirante do Label
Em sentido oposto à cachoeira, está o Mirante do Label. Com 442m de altura e 1.050m de altitude em relação ao nível do mar, o mirante tem vista para a queda d'água e para o Vale do Paranã, exibindo rara beleza cênica.


Para alcançar o topo do mirante, são 10km em trecho pavimentado e 12km em estrada de terra, a partir da sede de São João D'Aliança, além de uma trilha interna de 11km, que leva em média 2h30min para ser percorrida. A região do Label é ainda frequentada por felinos de grande porte, como a onça-pintada.



Ah... de mirantes

Montes uivantes e audazes
que calam o bramido dos ventos
Ocultam de nobres e da plebe
meus ais, meus risos e lamentos
Quisera ser eu como sois

Titãs

em beleza, vigor e silêncio


Kiko di Faria



Cachoeira do Label
Informações: uma exuberante queda d'água com 187 metros de altura, situada na Reserva Belatrix. Para chegar à cachoeira, são 26km de carro em estrada não pavimentada. A trilha interna tem 1,8km com médio grau de dificuldade. Há área de camping e serviço de alimentação.
Reserva Belatrix: 062-9-9631-3806 (Mariana) ou 062-9-8452-2402 (Marcelo)

IMPORTANTE: nunca deixe lixo nas trilhas e cachoeiras que visitar. Lembre-se sempre de levar uma sacola, recolha todo o resíduo (inclusive aquele que porventura encontrar pelo caminho) e o deposite em local adequado quando retornar à cidade. Respeite a natureza!!! Lugar de lixo é na lixeira!!! O Cerrado agradece!!!

2 comentários:

  1. E um visão dos Deuses. Diante aquele paredão com suas aguas que quase evaporam antes de tocar o poço vemos o quanto somos insignificantes diante da natureza e crueis por destrui la.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir