quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Conheça a exuberante Bocaina do Farias

***clique nas imagens para ampliar***

O município de São João D'Aliança, portal de entrada da Chapada dos Veadeiros, é repleto de belas atrações naturais. Um dos pontos mais fascinantes e ainda pouco visitado é a Bocaina do Farias, também conhecida como Buraco do Farias. Os nomes do local são decorrentes de dois rios que nascem na região: Faria e Farinha.

Tudo na Bocaina do Farias é grandioso: da beleza das inúmeras cachoeiras à dificuldade de acesso. Mas o esforço de percorrer de carro cerca de 30km em estrada de terra e caminhar por aproximadamente mais duas horas em trilhas do Cerrado vale muito a pena.




Trata-se de uma área peculiar da Serra Geral do Paranã, abrigando cachoeiras, cânions, rios e piscinas naturais. A geografia da região chama bastante a atenção. É possível observar incomuns recortes no solo e nas grandes pedras da área, o que ao longo de séculos originaram as curiosas formações por onde escorre água abundante e cristalina.



No passeio pelo cânion da Bocaina do Farias, é possível contemplar a complexidade da geologia local, constituída por formações rochosas coloridas e colossais. O ambiente é quase uma gruta, mas há sempre uma fenda no topo, permitindo a passagem de certa luminosidade. Uma singular sensação de frescor – quase frio – abraça os visitantes.



A água corre suavemente, há diversos pontos de banho e uma cascata surpreendente premia aqueles que fazem uma travessia a nado ou em alguma pequena embarcação inflável por entre paredes de pedra. Sem dúvida, uma aventura inesquecível...

O interior da Bocaina do Farias encanta, mas o lado de fora é igualmente fascinante. Pode-se dizer que a área constitui um complexo de cachoeiras. São sucessivas quedas d’água e piscinas naturais que permitem ao visitante desfrutar de longas horas de contemplação e conexão com a natureza.



Tem inclusive aqueles cantinhos aconchegantes, pequenas banheiras naturais de hidromassagem, onde o convite para a meditação e o relaxamento é irresistível. A mata, a água pura, o sol e o canto dos pássaros... Tudo isso faz da Bocaina do Farias um lugar indispensável de ser conhecido e revisitado inúmeras vezes.


Bocaina do Farias
Contato:
061-9-9951-9375 (Fernando)
Informações: localizada a 53km da sede do município de São João D'Aliança-GO, sendo 23km pavimentados e 30km em estradas de terra. Depois do trajeto de carro, caminha-se em uma trilha de aproximadamente 3,5km, com médio grau de dificuldade e alguns trechos bastante íngremes.


IMPORTANTE: nunca deixe lixo nas trilhas e cachoeiras que visitar. Lembre-se sempre de levar uma sacola, recolha todo o resíduo (inclusive aquele que porventura encontrar pelo caminho) e o deposite em local adequado quando retornar à cidade. Respeite a natureza!!! Lugar de lixo é na lixeira!!! O Cerrado agradece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário