quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os adobes entram em cena

.....clique nas imagens para ampliar.....

Após mais algumas semanas de trabalho, as paredes de adobe da sede do Sítio Amarelo tomam forma. A fachada já está bem definida e recebeu algumas garrafas, com o objetivo de facilitar a entrada de luz natural na casa, além de servirem como uma forma de decoração.

Antes de avançarmos nesta exposição, voltemos um pouco no tempo. Logo após a fabricação das 2 mil peças de adobes, há cerca de seis meses, começou o último período de chuvas, o que nos forçou a interromper os trabalhos por algum tempo. Felizmente, recebemos a doação de uma antiga lona de piscina, que serviu para proteger os tijolos.

Com a chegada de mais uma fase de seca no Cerrado, hora de colocar a mão na massa. A obra segue em ritmo acelerado. Na foto acima, uma visão em detalhe da janela da fachada frontal, feita a partir da utilização de uma manilha.

Nesta imagem, é possível ter noção da divisão da primeira etapa da casa, que terá ao todo cerca de 70 metros quadrados. À esquerda, as entradas para o banheiro e à cozinha. Do lado direito, o espaço da sala.

Caminhando em volta da construção, é curioso observar a interação da obra com a paisagem natural. Aos poucos, a intervenção humana altera o cenário. No nosso caso, no entanto, esperamos levar um impacto positivo à região, promovendo reflorestamentos e abrindo o espaço para a educação ambiental dos futuros visitantes. Na imagem acima, vemos as paredes externas da casa, feitas de superadobe, e a parte mais elevada da fachada frontal e das divisões internas, de adobe.

Nesta foto, uma imagem aérea da primeira etapa da construção. À esquerda, as divisões do banheiro e da cozinha. Do lado direito, a sala.

Em um momento diferente, o mesmo cenário descrito acima. Para dar mais firmeza às paredes e evitar futuras rachaduras, pode-se inserir vergalhões de 1/4 ao longo das fiadas de adobe, ao menos a cada três ou quatro camadas. Outra opção seriam finas ripas de alguma madeira de lei (geralmente sobras em madereiras). Para isso, os tijolos devem sofrer pequenos cortes (sulcos), possibilitando o encaixe apropriado das ripas.

Para finalizar esta publicação, a segunda etapa da casa, com dois quartos na parte mais interna da construção. Em breve, esperamos voltar com mais novidades. A hora de iniciar a cobertura se aproxima. Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário