quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Anexo I e outras novidades

Os trabalhos seguem em ritmo intenso e, nas últimas semanas, a construção da sede do Sítio Amarelo entrou definitivamente na reta final, com a fase de acabamentos. Durante as atividades recentes, no entanto, surgiram novidades, como a obra do Anexo I.


A nova construção usa basicamente duas tecnologias sustentáveis: o adobe (tijolos de terra crua) e o superadobe (terra compactada em bombinas de ráfia). Dessa forma, evitamos a derrubada de florestas para a produção de lenha que seria usada na fabricação de tijolos cozidos.


A princípio, a ideia era utilizar o espaço como um depósito para ferramentas e outros objetos. Mas o bioconstrutor Geraldo Bertelli caprichou tanto no serviço que já estamos pensando em transformar a nova construção em um chalé para hóspedes ou outros usos. Diante da indefinição, ganhou o singelo apelido de Anexo I. Em breve, voltaremos com mais detalhes sobre essa obra.


Outra boa notícia fica por conta da construção do nosso fogão à lenha. No caso dessa obra, fomos obrigados a utilizar tijolos cozidos, como forma de garantir a resistência do artefato diante do calor gerado pela peça em funcionamento.


De qualquer forma, foi possível introduzir técnicas da construção natural no fogão caipira. A divisão dos compartimentos da peça foi realizada com a aplicação de pequenas paredes de superadobe.


O piso da casa-mãe também já foi finalizado, utilizando a técnica conhecida como cimento queimado. O resultado apresenta um certo aspecto rústico, mas tem baixo custo e é bastante eficiente quanto à manutenção.


A cozinha recebeu a instalação da pia. A peça foi reaproveitada após o descarte realizado em uma reforma de apartamento em Brasília. No Sítio Amarelo, levamos a sério os conceitos de reciclagem.


A pintura da casa-mãe também começa a se desenhar. Após a retirada dos sacos de superadobe, por meio da queima com uso de maçarico, as paredes externas foram rebocadas e receberam uma primeira demão de tintura à base de cal e cola. O próximo passo será estabelecer um desenho criativo para as fachadas. Amigos artistas, sintam-se convidados para a tarefa...


Calhas para a captação de água da chuva foram instaladas ao redor de toda a casa. O recurso será usado para abastecer reservatórios, que entrarão em uso durante o longo período de estiagem no Cerrado.


Por fim, a fachada frontal ganhou uma proteção de vidros na parte superior, como forma de diminuir a entrada de chuva na varanda. Mais uma vez, utilizamos peças retiradas de reformas de imóveis em Brasília. Essa estratégia tem nos ajudado a reduzir diversos custos.
Por ora, é isso! Demos uma pincelada geral para mostrar como seguem os trabalhos no Sítio Amarelo e, em breve, voltaremos com mais novidades em detalhes. Até logo e feliz 2012 para todos!

2 comentários:

  1. As fotos estão bonitas mas, em se tratando de fotógrafos profissionais, transformações milagrosas podem acontecer!
    Qualquer dia desses vou conhecer de perto essas obras de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos, sr. Salu, sua nobre presença é aguardada por essas bandas. Podemos garantir que visto de perto (e pessoalmente) o lugar é bem mais interessante do que nas fotos. até breve e fique em PAZ!

      Excluir