terça-feira, 1 de agosto de 2017

Complexo Veadeiros – o paraíso existe

.....clique nas imagens para ampliar.....

Este passeio foi realizado há bastante tempo atrás, quando tivemos o privilégio de conhecer as belas cachoeiras do Complexo Veadeiros. O lugar é realmente espetacular, com ótimos pontos para banho e de fácil acesso. São menos de 10km de carro descendo estrada de terra em boas condições.




Antes, porém, saindo do Sítio Amarelo, fizemos uma caminhada por área de reserva na Serra Geral do Paranã, observando paisagens exuberantes do Cerrado, exercitando o corpo e recebendo boas energias da Mãe Terra.


No percurso, apreciamos um cenário repleto de rochas grandiosas. Uma típica fitofisionomia do bioma da região, o chamado "Cerrado Rupestre".



Após a caminhada, dirigimos até o Complexo Veadeiros. A primeira cachoeira é esplêndida, com cerca de 20m de altura. Em um dia de sol como foi aquele, o local se revela paradisíaco. Água cristalina, refrescante. Uma brisa benfazeja alivia o cansaço e acolhe a todos. Hora de nadar e megulhar. Nas pedras que margeiam o poço, crianças e adultos conversam e brincam. Um dia perfeito!




Nessas horas, de simples e pura paz, temos a chance de perceber a riqueza que nos rodeia, mas – muitas vezes – passa despercebida, como a delicadeza do pouso da borboleta. Uma comunicação sem palavras. Real interação com os entes da natureza...

Na sucessão de quedas d'água, há um excelente ponto, onde é possível sentar e aproveitar uma relaxante hidromassagem. Mesmo na grande cachoeira, a água cai com força moderada e, com um pouco de cuidado e esforço, é possível desfrutar da chuveirada natural.

Naquela ocasião, a segunda cachoeira do Complexo Veadeiros ainda não tinha um acesso preparado. Apenas era possível vê-la por cima. Dava para perceber que o poço que se forma é maior do que o da primeira etapa. São quase 30 metros de água deslizando sobre as pedras até a formação da bela piscina natural. Atualmente, a administração do local providenciou uma escadaria de madeira e este ponto pode ser facilmente acessado pelos visitantes.



Complexo Veadeiros
Informações: várias cachoeiras e piscinas naturais. Para chegar ao local, são cerca de 10km de carro em estrada não pavimentada de fácil acesso.
Ingresso: R$ 30



IMPORTANTE: nunca deixe lixo nas trilhas e cachoeiras que visitar. Lembre-se sempre de levar uma sacola, recolha todo o resíduo (inclusive aquele que porventura encontrar pelo caminho) e o deposite em local adequado quando retornar à cidade. Respeite a natureza!!! Lugar de lixo é na lixeira!!! O Cerrado agradece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário